terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Visto, espera e espera...

Pois é, depois de um bom tempo desaparecido por aqui no blog, voltei, o maior motivo, foi porque tava querendo meio que tentar esquecer um pouco sobre o intercambio, pois eu andava muito ansioso, e não gosto ficar ansioso. Por fim, deu certo, consegui me ocupar com outras coisas, e passou bem mais rápido o  tempo, afinal ja estamos em dezembro, parece que foi ontem que entrei na agencia pela primeira vez.

Então, vamos falar agora sobre o visto, que querendo ou não é um probleminha, nada preocupante, é so porque é meio complicado pela questão da papelada, principalmente se não existe um consulado americano no seu estado, pois é, sou de Fortaleza, e nesse caso, no meu estado ( Ceará ), não possui um consulado americano.

Então o que eu tive que fazer: Primeiramente, depois que você acertar com sua agencia tudo direitinho, eles vão te dar um documento chamado I-20, esse documento é muito importante. Quando receber o I-20, você vai ate o site do consulado, https://ceac.state.gov/genniv/ , e vai preencher o formulário DS-160, depois de preencher o DS-160, você tem que ir ate outro site, http://usvisa-info.com/pt-BR/selfservice/ss_country_welcome , para marcar os dias da entrevista, quando entrar nesse site, você vai pagar a taxa, que não me engano, é US$160,00, taxa unica, mais a taxa SEVIS que custa US$200,00, essa taxa é tipo um imposto que você paga ao governo. NÃO esqueçam de pagar essa taxa, pessoas da sua própria agencia pode ajudar pagar essa taxa SEVIS.
Porém, muito cuidado quando for preencher tudo, para não errar nada, caso você erre algo e ja tenha feito o pagamento da taxa, terá que fazer tudo de novo e pagar de novo, pois a taxa não é reembolsável. Então no segundo site, depois que você pagar a taxa, tem que marcar as datas, primeiro a do CASV.


                                                                     CASV de São Paulo

CASV ( centro de atendimento ao solicitante de visto ), é onde você vai no primeiro dia. Apenas para tirar a foto e recolher as digitais para o visto. Coisa rápida  nesse dia minha mãe não precisou entrar. Cheguei lá, umas 10:40 e so pude entrar na hora marcada, 11:30 pontualmente, porem fiquei esse tempo todo na calçada em um sol quente, muito quente.

No segundo dia, fomos ( eu e minha mãe ) ao consulado. Mesma coisa, tivemos que ficar do lado de fora, e so entrava na hora marcada. Fiz tudo ( CASV e consulado ) em Recife, foi tudo bem tranquilo, so o fato de entrar em desespero, porque vi um menino saindo chorando porque teve o visto negado, foi tudo bem rápido. Lembrar que o endereço do CASV, não é o mesmo que o do consulado. 
Sobre a papelada, não tem muita coisa não, agora duas coisas não podem faltar, EXTRATO BANCÁRIO E IMPOSTO DE RENDA da pessoa que vai pagar seu curso, isso é fundamental. Minha mãe levou esses documentos e outros extras, como, documento de carro, da empresa, essas coisas, para provar que quem ta pagando tem realmente disponibilidade financeira para bancar você lá fora. Se você, como eu, estiver cursando o ensino médio ou ja na faculdade, leve também uma declaração da instituição (comprovando que esta matriculado na mesma).

Então, vou dar umas dicas e vou acrescentar algumas coisas sobre visto:
1- Se você não tem 18 anos, sua mãe, pai ou responsável legal, tem que acompanhar você para a entrevista, somente na entrevista, seu responsável não precisa ir ao CASV.
2- Não fique nervoso, isso só atrapalha, se você tem os documentos certos, relaxe, muito difícil eles negarem um visto para estudante.
3- Leve um sobrinha, e protetor, porque voce realmente fica no sol fritando. ( no meu caso, pois tirei o visto em Recife, então foi sol todo tempo ).
4- NÃO, NÃO E NÃO, não levem nenhum, NENHUM, eletrônico ( celular, tablet, computador, câmera, etc ).
5- Vá arrumado, nada exagerado, mas não com roupa que você vai em shopping ou roupa de ficar em casa, uma boa impressão é tudo.
6- Fiquem tranquilo (falando de novo), pois na minha entrevista, apesar de ter levado mil documentos, a mulher que me entrevistou, não pediu nenhum documento, so a declaração do meu colégio.
7- Sobre eletrônicos, se você tiver que levar o celular, ou esqueceu de tirar o iPod da bolsa, relaxe, porque ao lado do consulado tem um posto, que la tem guarda-volumes, baratinho. Mas no caso do CASV, não sei se tem guarda-volumes, pois minha mãe ficou do lado de fora com meu celular.
8- Lembrando que tirei meu visto em Recife, então estou falando essas coisas em base do consulado de Recife.
9- Tem agencias que se responsabilizam, claro, pagando por esse serviço, para fazer o DS-160 e agendar as entrevistas. Não usei esse serviço, porém me arrependo muito, pois tive muita dor de cabeça com essas coisas, então aconselho você faça isso, esse serviço não é caro, e tira um peso de você.
10- O MAIS IMPORTANTE: Você ja tem que ter um passaporte antes mesmo de pensar em tentar tirar o visto.

Pois é, apesar de todo o esforço, deu tudo certo, consegui o visto, demorou 10 dias para chegar.
As vezes pego ele e fico sonhando ja em SB.


Acho que é isso, espero não ter esquecido de algo importante para o visto. 
Qualquer duvida, deixe um comentário.